segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Chanel

Okey! Saudosismos e culpas à parte, quero compartilhar a imersão que fizemos sobre a vida e obra de Chanel. Sim! A própria Madmoiselle Gabrielle "Coco" Chanel!

Desde o meu primeiro perfume francês, Chanel N.o. 5, ainda muito nova tenho lá minhas preferências pela marca. De uma forma meio limitada, admito, mas tudo que vinha com o CC cruzado e encrustado, sempre fizerem meus olhinhos se arregalarem! A-do-ro!

Digo que era, veja bem, era (!) uma preferência limitada por que o meu mundo Chanel se resumia ao perfume, o que hoje, sei bem, não é nada assim! ainda mais depois de dias a fio pesquisando na internet!!!

Não tenho a pretensão de contar biografia... Qualquer wikipédia da vida pode ter oferecer um resumão. Minha ideia, é falar sobre o que essa fulaninha, mesmo após 40 anos de seu falecimento, significa! E minha gente... significa muito!

O mais incrível é que a grande inspiração de Coco Chanel, veio do vestuário masculino. De tecidos a cortes, Coco sempre buscou o conforto da mulher, garantindo sempre sua elegância. Ela costumava dizer que a mulher poderia estar "over dressed, but never over elegant". E que a fonte certeira dessa elegância sempre foi a simplicidade!

Você pode estar achando esse papo meio vazio, futil, ou too much girlie... mas acredite, vc está aí se vestindo de Chanel e provavelmente nem sabe! Do "pretinho básico" (até a expressão é dela: le petite robe noire em francês... ain soa tão lindo!) aos listrados azuis a la marinieri! (Calma! calma! sei que é traje típico dos marinheiros, mas quem deu a ideia de vestir e sair linda por aí, foi a digníssima!). Dos terninhos às jóias falsas. Sem falar nos metalassês, saias retas, camisas, cabelo curto, pérolas, laços, paetês, sapatos baixos, calças... Gente tem tantos exemplos que na boa, fico pensando que ela teve a ideia de tudo o que vestimos.

Faz um teste. Se olha. O que vc está vestindo? Calça? É Chanel... Camisa branca e saia lapis preta? É Chanel.... Terno? É Chanel... Bijou? É Chanel... Incrível isso, não?

E ainda tem que proclame: eu não sigo moda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário